Acabas de acessar um blog cujo lema é: nenhum poder, um pouco de saber, o máximo de sabor. Se acaso se identifica, pode entrar. A casa é sua!

sábado, 30 de junho de 2012

Costelinha com geleia de framboesa


Sabor agridoce, carne macia, almoço saboroso e trabalho quase nenhum...

Simples assim:

04 costelinhas de porco

02 maças

01 alho poró

08 dentes de alho

02 cebolas

03 colheres de geleia de franboesa

03 ramos de alecrim

sal e pimenta

1 xícara de vinho branco


Modo de fazer:

Aquecer o forno a 160º.


Disponha as costelinhas numa assadeira e ponha sal e pimenta moída na hora.

Machuque um dente de alho com meia colher de sal e acrescente a geleia de framboesa. Coloque essa mistura sobre as costelinhas. Leve ao forno por 30 minutos. Depois disso, disponha na assadeira os pedações grandes de maças, alho poró, os dentes de alho, cebolas cortadas ao meio e alecrim para perfumar. Ponha uma xícara de vinho branco e leve ao forno por 1 hora com o papel laminado sobre a assadeira. Depois desse tempo, retire o papel de deixe  mais 1 hora.

Favas verdes com farofa de cuscuz



Esse post é uma continuação do anterior. Explico: depois da costelinha com framboesa, pensei em algo para acompanhar que também fosse tão simples quanto o prato principal. E igualmente saboroso. Então, veio a ideia  das favas verdes ( se não tiver verde, a seca tb serve) com uma farofa de cuscuz.
Foi só colocar as favas com água no fogo e deixar cozinhar. Depois, acrescenta sal, cebola refogada e coentro. Enquanto isso, um cuscuz está ficando pronto. Tira o cuscuz do fogo, quebra-o numa travessa, mistura duas colheres de manteiga nele ainda quente para a manteiga derreter, um punhado de coentro e... as favas. Mistura tudo. O doce das maçãs, o agridoce das costelinhas com as favas verdes cairam muito bem. Teste sem medo!



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Bolo de gengibre e especiarias


















Sim, parece mesmo uma receita de natal. E foi. Colhida no site mais você nesse tempo de festas de fim de ano, mas fiz algumas adaptações e me convenci que, de tão saboroso que é esse bolo, vale a pena fazer de um domingo qualquer um dia festivo, como se fosse natal... Vamos à receita?


Ingredientes:






1°- Num processador coloque 1 xícara (chá) de amêndoas laminadas, ¼ xícara (chá) de gengibre em calda escorrido, ¼ xícara (chá) de nozes, ¾ xícara (chá) de uvas passas brancas e ¾ xícara (chá) de uvas passas pretas e triture bem.

2°- Transfira a mistura para uma tigela e adicione 1 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo, ½ colher (chá) de gengibre em pó, 1 pitada de noz moscada, raspas da casca de ½ laranja e raspas da casca de ½ limão e misture bem com as mãos até formar uma mistura homogênea. Reserve.

3°- Coloque numa tigela 125 g de manteiga, ¾ xícara (chá) de açúcar mascavo e ¼ xícara (chá) de calda de gengibre e bata bem. Vá adicionando 3 ovos, um a um. Bata bem. Acrescente 3 colheres (sobremesa) de leite morno, ½ colher (chá) de bicarbonato em pó e 2 colheres (sopa) de licor de laranja e bata até formar uma massa homogênea.

4°- Despeje a massa (feita acima) sobre a mistura de frutas secas (reservadas acima). Misture bem até ficar uma mistura homogênea.

5°- Transfira a mistura para uma forma de bolo inglês (23 cm X 11 cm) forrada com papel manteiga untada com manteiga. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 1 h. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida.





Uma massa com sabor da Provence




         Os sabores  e cores da Provence podem ser trazidos aos trópicos da forma mais simples.
Basta uma massa (eu gosto da barilla número 1) cozida al dente. Escorre e coloca num travessa com o seguinte molho: sugiro o pesto do James Oliver que se encontra em qualquer supermercado. Corte tomates cerejas ao meio, acrescente um punhado de manjericao fresco, bastante azeite.  Misture tudo delicadamente. Um vinho e uma boa companhia asseguram essa viagem. E, caso queira deixar a viagem mais ousada, acrescente camarões.