Acabas de acessar um blog cujo lema é: nenhum poder, um pouco de saber, o máximo de sabor. Se acaso se identifica, pode entrar. A casa é sua!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Doce de tomate

É o cineasta espanhol Carlos Saura quem questiona o período da infância como um momento de pura felicidade. Alerta-nos, o cineasta, do tanto de temores e inseguranças vividos nessa fase da vida. Concordo com ele. Mas  quando o assunto é bolo e doce, somos surpreendidos por boas recordações. Pois então... esse é o caso do doce de tomate tão bem feito pela minha mãe. Hoje, faminta por boas memórias tentei reeditá-lo, evocando a lembrança do cheiro de açúcar caramelando, a textura macia do tomate... e foi assim que nasceu o tal doce.
Eu fiz assim: escolhi 2 quilos de tomates maduros ( bem que poderiam ser mais graúdos) e fiz uma cruz em cima de cada tomate, levei à água fervendo e depois retirei a pele. Cortei ao meio e com cuidado para não desmanchar, retirei as sementes.
Coloquei no fogo uma panela com  01 litro de água e 04 xícaras de açúcar. Deixei virar uma calda como se fosse doce de goiaba, mas um pouco mais apurado. Coloquei os tomates e deixei apurar. Sim, coloquei também um pedaço de canela e 02 cravos. Quando  os tomates estavam bem rosados e a calda ligeiramente espessa, percebi que era hora de retirar do fogo e colocar numa compoteira. Ficou bem menos bonito do que os doces da minha mãe, mas o delicioso sabor fez rebobinar algumas tardes vividas na varanda de uma casa da Rua São Paulo.

6 comentários:

  1. SAbe que isso tem gosto da minha infância também, na verdade da adolescência, visto que nesta época eu descobri a receita e vivia fazendo esse doce. Depois o tempo foi passando e esqueci. Agora ficou a vontade de relembrar vendo sua receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Eva, que bom que passou por aqui. Pois é, alguns sabores sempre nos remetem a infância, ne? Faça outra vez o doce de tomate, além das lembranças terá o prazer de degustar o que vc já sabe o quanto é bom. beijos

      Excluir
  2. Ledinha!!!

    Adoro comidas com sabor de infância. É como se a gente voltasse ao tempo mesmo!

    Saudades de você!!! Quando fizer outro doce desse me chame pra eu comer com você numa tarde qualquer!

    beijos,
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernandinha... acho que o doce de tomate não é do seu tempo. Será? porque comida também tem umas "modas", ne? Outras são clássicas e sobrevivem sempre.
      Claro que vou adorar vc vir comer um doce comigo. E se o Pedrinho tambem viesse, heim?
      Vamos combinar? rsrsrs
      beijos

      Excluir
  3. Eu nunca ouvi falar em doce de tomate, Leda! Fiquei muito curiosa e quero experimentar assim que os tomates voltarem a aparecer maduros e com um preço decente. rsrs
    Beijo e obrigada por compartilhar essa receita conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Maria, que bom ser visitada por vc. Tenho certeza que vc vai apreciar o doce de tomate e faz bem esperar melhor safra porque agora, pelo menos os que encontrei estavam pequenos e, eles ficam tão mais lindos guando graúdos.
      beijos

      Excluir