Nossos sábados tem sabor de "Péricles na cozinha". Aí, já se sabe: comida alagoana, frutos das tantas águas que combrem o estado e lhe nominam. Registro uma receita do sururu, um molusco tirado das lagoas Mundaú e Manguaba. Esse molusco, durante anos e anos vem desempenhando um importante papel econômico na alimentação humana das Alagoas.
O sururu agrada paladares sofisticados e simples. Sempre que o fazemos lembro também do poeta Lêdo Ivo que, além de gostar muito do sururu, insiste em exigir do estado que esse prato seja obrigatório nos cardápios de todos os restaurantes da cidade. rs
Essa receita é do meu irmão Péricles. Isso significa tradição e garante que é muito saborosa porque tudo que ele faz só leva produtos frescos e naturais.
1kg de sururu fresco tirado da casca e catado
1 coco seco
02 tomates
01 cebola roxa
03 colheres de coentro picado
1 colherinha de urucum (colorau)
1/2 pimentão
sal
Modo de fazer:
Depois de catar o sururu, lave-o sob água corrente e coloque numa panela. Acrescente o leite de coco que deve ter sido retirado do coco com água no liquidificador. Junte as verduras bem picadinhas, o colorau. Leve ao fogo e vez por outra mexa a panela sem colocar colher dentro dela. Isso é para não talhar o leite. Ponha sal. Deixe ferver e desligue o fogo. Sirva como prato principal acompanhado de arroz ou como uma charmosa entradinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário