Acabas de acessar um blog cujo lema é: nenhum poder, um pouco de saber, o máximo de sabor. Se acaso se identifica, pode entrar. A casa é sua!

sábado, 1 de setembro de 2012

Peixe envolto em abobrinha com purê de banana da terra

Hoje, ao acordar, achei que o tempo estava tão parecido com a primavera. Época que me evoca um paraíso na terra. A luz do sol e a temperatura amena me trouxe saudades e um desejo de me inspirar. Aí resolvi me inspirar justo na cozinha. Queria assim mesmo: um almoço leve e delicado como os deliciosos dias primaveris. Pra completar me lembrei do Mia Couto: "cozinhar é um jeito de declarar amor"
 
Eu fiz assim: comecei pelo purê. Levei ao fogo 02 bananas da terra e quando ficaram cozidas machuquei bem com um garfo. Numa panelinha coloquei metade de uma cebola ralada e uma colher de manteiga. Refoguei, juntei a banana amassada, um pouco de leite e pitadas de noz moscada.
Coloquei um aro no prato para deixar o purê assim arrumadinho.
Enquanto isso, uma fatia de filé de tilápia  já estava temperado com sal e pimenta moída na hora.
Fatiei 1 abobrinha em fatias finíssimas e em sentido longitudinal. Cortei 01 fatia de filé de peixe em pedaços quadrados de 4 centímetros. Enrolei cada pedaço em duas fatias da abobrinha como quem faz um trouxinha e preguei com um palito. Levei um fio de azeite a uma frigideira antiaderente e quando estava bastante quente selei os pedaços de peixe envolto na abobrinha. Quando estavam douradas, levei ao forno pré aquecido para cozinhar o peixe por 15 minutos. Pus o peixe sobre o purê e depois, um pecadilho: por cima de tudo duas colheres de manteiga noisette ( manteiga derretida até ficar marrom sem queimar). Essa manteguinha faz toda diferença, mas quando a gente pensa na saúde, pode apelar para o velho azeite de oliva. E se essa receita parece difícil, lêdo engano, a gente faz num minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário